Trabalhos

Normas para elaboração de Resumos

Os resumos encaminhados ao II Rede Bioética Brasil devem ser grafados em português. Aqueles aprovados pela Comissão Científica do evento serão publicados na forma de “resumo simples”, em meio digital, nos Anais do Evento. Cada participante inscrito poderá encaminhar até dois trabalhos científicos, na mesma modalidade ou em modalidades diferentes.

NOVA DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO: 27/10

APROVEITE!

As modalidades abertas às inscrições são:

  1. Comunicação oral
  2. Vídeo
  3. Poster / Banner
  4. Oficina

Certificados e Recibos

1. Comunicação Oral

Apresentadores: Cada trabalho poderá ter no máximo um apresentador.

Duração: Cada apresentação terá a duração dez minutos e mais cinco minutos para perguntas/debates.

Na modalidade de comunicação oral serão aceitos somente trabalhos de pesquisas concluídas ou ensaios teóricos (diferente de revisão de literatura). Os participantes deverão permanecer até o término da sessão. As comunicações orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos coordenadas por uma mesa presidida por docentes. Haverá uma banca para analisar a apresentação, fazer questionamentos e complementações.

2. Vídeo

Duração: mínimo 6 e máximo de 12 minutos.

Deverá ter legenda e poderá ter até 6 participantes.
Haverá uma comissão responsável pela pré-avaliação.
O vídeo terá obrigatoriamente que retratar dilemas e conflitos de ordem moral na assistência à saúde.

3. Oficina

Duração: até 30 minutos.

Esta modalidade consiste no desenvolvimento de práticas ou estratégias pedagógicas no âmbito da Bioética. O grupo poderá ter até seis participantes. Professores que tenham experiência em determinados assuntos como: método de deliberação moral, comunicação de más notícias ao paciente, utilização de filme (parte) como estratégia de ensino da Bioética ou outra terão a oportunidade de divulgá-la e contribuir com o desenvolvimento do ensino da Bioética no Brasil.

4. Poster / Banner

Em poster, serão aceitos trabalhos de pesquisa e de extensão concluídos ou em andamento, relatos de experiência e ensaio teórico. Nessa modalidade só será permitido até 4 participantes, sendo 1 apresentador. O poster deverá ser fixado meia hora antes do horário previsto para apresentação, no número do painel indicado previamente pela comissão organizadora. A montagem e retirada do poster é de inteira responsabilidade dos autores e não serão disponibilizados materiais para a sua fixação. O horário estabelecido para a apresentação do trabalho deverá ser seguido com rigor. Durante esse período o apresentador deverá ficar à disposição dos participantes e da Comissão Julgadora para os questionamentos e esclarecimentos. Em hipótese alguma será aceita a apresentação do poster por pessoas que não sejam autoras do trabalho. É obrigatória a retirada dos posteres logo após o horário de exibição, pois a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela sua perda ou dano.

Cada inscrito, que deve obrigatoriamente ser um dos autores, tem o direito de submeter um resumo. Cada resumo poderá ter no máximo quatro autores. Os resumos devem obrigatoriamente corresponder a trabalhos originais e apresentar resultados. Cabendo à Comissão Científica avaliar todas as propostas de trabalho.

A divulgação dos trabalhos aprovados será a partir de 16/10/2017.

As normas para sua elaboração devem ser rigorosamente observadas, sob pena de rejeição do resumo pela Comissão Científica do evento.

1. O resumo deve ser elaborado em página única, em formato A4, margens superior e inferior: 3 cm; margens direita e esquerda: 2,5 cm, conforme modelo fornecido.

2. Título: fonte Arial, tamanho 14, negrito, centralizado, não justificado, espaço simples. Deve ser escrito em letra minúscula, com a inicial maiúscula; nomes científicos devem ser grafados em itálico;

3. Autores: Abaixo do título, com espaço de duas linhas. Fonte Arial, tamanho 12, negrito, centralizado, não justificado, espaço simples. O(s) primeiro(s) e último(s) nome(s) do(s) autore(s) devem ser grafados por extenso, com a primeira letra em maiúscula; o(s) nome(s) do meio (caso existentes) deve(m) ser(em) abreviado(s). No caso de mais de um autor, seus nomes devem separados por ponto e vírgula conforme exemplos. Exemplos: José A. B. Silva; Manoel dos S. Feijó;

4. Filiação institucional e endereço dos autores: Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), com espaço de uma linha, fonte Arial, tamanho 10, itálico, centralizado, espaço simples. O primeiro autor deve fornecer endereço de e. mail;

5. Corpo do texto: Abaixo da filiação institucional e endereço dos autores, com espaço de duas linhas; fonte Arial, tamanho 12, justificado em ambas as margens, espaço simples, em parágrafo único com, no máximo, 2.000 caracteres com espaços, com informações relativas à introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, sem separação ou identificação dos tópicos. Os nomes científicos devem ser grafados em itálico seguido pelo nome de seu descritor; após o nome do descritor, indicar nome(s) de família(s) grafados entre parênteses (veja exemplo abaixo); referências bibliográficas não devem ser apresentadas;

6. Palavras-chaves: Abaixo do texto, com espaço de uma linha; fonte Arial, tamanho 12, justificada em ambas as margens, espaço simples, digitadas em linha única iniciada por “Palavras-chave:” em negrito. São permitidas, no máximo, três palavras-chave que não constem do título do resumo;

7. Apoio financeiro: Abaixo das palavras-chave, com espaço de uma linha; fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaço simples, iniciada por “Apoio financeiro” em negrito.

Áreas Temáticas

Os trabalhos devem estar vinculados a uma das seguintes áreas temáticas:

1. Bioética Clínica
2. Bioética e Meio Ambiente
3. Direito em Saúde
4. Educação em Bioética
5. Biodireito
6. Cuidados Paliativos
7. Ética em Pesquisa com Seres Humanos
8. Ética em Pesquisa com animais
9. Direitos Humanos
10. Bioética e Saúde Pública
11. Bioética e Espiritualidade
12. Direito Constitucional e Saúde

Certificados e Recibos