Palestrantes


Agostinho Machado

É Professor Adjunto de Ginecologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Medicina pela UFPE (2004), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas(HC) -UFPE (2007); Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO/2007); Residência Médica em Reprodução Humana pelo HC/UFPE (2008); Mestrado (2012) e Doutorado (2016) pela Pós-Graduação de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE. É coordenador do Grupo de Pesquisa intitulado: Efeito da cirurgia bariátrica no perfil hormonal das portadoras da síndrome de ovários policísticos – UFPE/CNPq. Atualmente exerce a função de médico plantonista e preceptor no Hospital Barão de Lucena, além de Supervisor da Residência Médica de Tocoginecologia do HC/UFP e membro da Comissão de Bioética Clínica da HC/UFPE.

Amanda Barbosa

Advogada em Direito Médico e da Saúde.
Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Direito Médico pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professora de Biodireito e Direito Civil na Universidade Salvador (UNIFACS) e Faculdade Ruy Barbosa. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia/UFBA. Membro dos grupos de pesquisa Vida (UFBA) e Clínica de Direitos Humanos (UFPR).

Alcione Maria

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco e Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Biodireito. Especialista em Direito Tributário pela UFPE. Leciona as disciplinas Direito Público e Privado e Direito Tributário nos cursos de Direito, Administração e Contábeis, e a disciplina Ciências Humanas e Sociais no curso de Psicologia, todos da Faculdade Boa Viagem. É auditora Tributária Municipal em Recife, atualmente exercendo a função de julgadora tributária no Conselho Administrativo Fiscal. Mestre em Administração pela Faculdade Boa Viagem. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA – Universidad Del Museo Social Argentino – Buenos Aires. Coordenadora dos cursos de graduação tecnológica da Faculdade Boa Viagem/Devry. Membro integrante da diretoria do IPBB – Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito. Autora do livro “Diretrizes antecipadas de vontade e sua configuração no ordenamento jurídico brasileiro”.

Aurélio Molina

Educador, Livre-Pensador, Profissional de Saúde, Professor Universitário, Pesquisador, Gestor de Políticas Públicas e militante/ativista da Bioética, do Humanismo e da Inclusão Científica. Possui graduação em Medicina (UFRJ, 1979), Residência Médica em Ginecologia-Obstetrícia no Hospital Universitário da UFRJ (1980-82), Mestrado em Ginecologia (Quimioterapia Antineoplásica no Câncer do Ovário) pelo Instituto de Ginecologia (UFRJ,1989), Mestrado e Doutorado (PhD) em Planejamento Familiar pela University of Leeds (Inglaterra, 1990 e 1995).

Claudia Burlá

Médica especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e certificação na área de atuação em Medicina Paliativa pela Associação Médica Brasileira. Doutora em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Coordenadora da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Membro efetivo nas Câmaras Técnicas de Cuidados Paliativos e de Geriatria, ambas do Conselho Federal de Medicina.

Diogo Santos

Advogado formado na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Especialista em Direitos Relacionados à Saúde. Especialista em Direito à Saúde Baseado em Evidências (Hospital Sírio Libanês). Membro da American Health Lawyer Association. Membro-fundador do Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito. Ex-Presidente do Instituto Apolo em Defesa da Vida e da Saúde – IADV. Sócio-Diretor do escritório Diogo Santos & Advogados – Direitos Relacionados à Saúde.

Elcio Luiz Bonamigo

Doutor pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, Master en Bioética pela Universidad Internacional da Catalunya, especialização em oftalmologia através de concurso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, membro do comitê de Ética em Pesquisa, Presidente do Comitê de Bioética, membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Federal de Medicina e médico oftalmologista em Joaçaba. Tem experiência em Medicina e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: testamento vital, ordem de não reanimar, comunicação de más notícias, comitês de Bioética, estratégias de ensino e oftalmologia geral.

Eliete Santiago

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências da Educação – Universite de Paris V (Rene Descartes). Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora da Linha de Pesquisa em Formação e Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE. Pesquisadora da Rede Freireana de Pesquisadores; e coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Paulo Freire, formação de professores, currículo, prática pedagógica, profissionalização docente e questões étnico-raciais.

Eurico Noblat

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor da Associação Pernambucana de Ensino Superior e professor convidado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Tem forte experiência em Gestão de cursos superiores e Gestão Acadêmica de faculdades.

Fredson Ferraz

Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2002). Atualmente é enfermeiro auditor da FUNDAÇÃO CHESF DE ASSISTÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL, professor da Faculdade Boa Viagem – Espaço Executivo, professor de pós-graduação no IDE CURSOS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em AUDITORIA DE ENFERMAGEM.

Giana Sartori

Possui graduação em Direito e especialização em Direito Civil pela Universidade de Passo Fundo. Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí, SC e em Giurisprudenza pela Università di Perugia, Itália (2013). Atualmente é Coordenadora da Área de Conhecimento do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e professora dos Cursos de Direito e Fisioterapia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim.

Harnoldo Colares Coelho

Possui Doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (2008), Mestrado em Saúde na Comunidade pela Universidade de São Paulo, residência médica em Infectologia pela USP e em Clínica Médica pela UFC. Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor em regime RDIDP da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. As linhas de pesquisa em que trabalha são epidemiologia das doenças transmissíveis (especialmente DSTs, Hiv, Hcv, Hbv), uso de álcool e tabaco nas populações e Saúde da população prisional.

Henrique Weill Afonso

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas da Instrução Cristã. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo realizado estudos de graduação no Colorado College (EUA) e da University of Westminster (Inglaterra). Foi bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Direito Agroambiental da Universidade Federal do Mato Grosso. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Realiza pesquisas e publica regularmente nas seguintes áreas: Direito Internacional; História do Direito; História do Direito Internacional; pensamento pós colonial/descolonial; Teoria da Constituição; Constitucionalismo Latino Americano.

Jene Greyce Souza

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutorado em Ciências, ênfase em Serviços de Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Médica especialista em Otorrinolaringologia e Medicina do Trabalho. Atualmente atua na equipe de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas do Acre e como docente nas disciplinas de Otorrinolaringologia e de Bioética do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). Área de pesquisa médica em estudos sobre Saúde Pública, Otorrinolaringologia e Leishmaniose.

João Guilherme Bezerra

Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, tem residência médica em pediatra pelo Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira, mestrado em Pediatria pela UFPE e doutorado em Medicina. Atualmente exerce a função de Diretor de Ensino do IMIP e Coordena o programa de Pós-Graduação do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Pernambuco e tutor da Faculdade Pernambucana de Saúde. Tem experiência nas áreas de ensino, em especial com o internato e residência, pesquisa e assistência pediátrica. Tem várias publicações, livros e em periódicos, sobre pediatria geral, atividade física na infância, desvios da nutrição, febre, infecções parasitárias e prevenção de doenças da vida adulta na infância. Atualmente lidera a linha de pesquisa sobre origens na infância e adolescência de doenças do adulto e intervenções preventivas; É acadêmico da Academia Pernambucana de Medicina e Conselheiro do Conselho Regional de Pernambuco, exercendo o cargo de vice-presidente do CREMEPE.

João Roberto Oba

Coordenador Médico do IML e do Serviço de Verificação de Óbito de Diadema. Professor na Faculdade de Direito de Diadema. Delegado do Cremesp – Vila Mariana. Membro da Câmara Técnica de Medicina Legal do Cremesp e da Câmara de Assédio Sexual. Presidente da Associação do Médicos Legistas do Estado de São Paulo.Mestrando em Bioética. Professor de Bioética na Faculdade de Medicina Santa Marcelina.

José Monteiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Literatura (Teoria Literária: Literatura e Filosofia) também pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e é doutorando em Bioética pela Universidade do Porto. É professor da Faculdade Cesusc (Florianópolis) e do Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioética, Ética e Filosofia Grega.

José Pedro Gonçalves

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pós-graduação lato sensu em Cardiologia, Administração Hospitalar, Saúde Pública e Saúde e Ambiente. É Mestre em Sociologia Política pela UFSC e Doutor em Ciências Humanas pela mesma Universidade. Atualmente é médico aposentado da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso, ex-presidente da Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos – ECOTRÓPICA, e ex docente da Universidade de Cuiabá. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação médica, saúde da família, processo saúde-doença, saúde pública, corpo, complexidade, interdisciplinaridade, pensamento complexo e pós-modernidade.

Livia Maria Zago

Bacharel e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Livre Docente pela Universidade de São Paulo. Cursou “XI CURSO DE INTRODUCCIÓN A LA ÉTICA DE LA INVESTIGACIÓN EN SERES HUMANOS”, organizado pelo Programa de Educación Permanente en Bioética – Redbioética UNESCO.

Luciana Saraiva

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo com Mestrado e Doutorado em Periodontia pela Universidade de São Paulo. Ex- professora responsável pela disciplina de Periodontia da Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente Professora Doutora da Disciplina de Periodontia do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e Professora Coordenadora do Curso de Especialização Mensal em Periodontia da FFO-FUNDECTO. Tem experiência clínica na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia. Coordena um Centro de Atendimento a Pacientes com Periodontite Agressiva.

Luiz Ayrton

Médico mastologista pela Soc Bras de Mastologia. Mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo. Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco. Prof. de Bioética da UFPI do Departamento de Medicina Especializada. Prof. da Univ. Estadual do Piauí. Vice-presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina. Vice presidente da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições pela Saúde da Mama. Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. Presidente da Sociedade Piauiense de História da Medicina. Vice-Presidente da Sociedade Piauiense de Médicos Escritores. Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Cirurgia.


Marcia Mocellin

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutora em Ciências em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui pós-doutorado em Bioética pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente é Bióloga do Serviço de Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), responsável pela Unidade de Assuntos Regulatórios de Pesquisa (UARP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro dos Comitês de Ética em Pesquisa, do Comitê de Bioética, da Comissão de Ética Pública, do Programa de Qualidade e Segurança do Paciente e do Programa de Aids do HCPA. É membro do Comitê Diretivo da
RedBioética da UNESCO.

Marcos Antônio Viegas

Possui graduação em Administração e em Direito, pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco. É Pós-Graduado em Educação pela UFPE e em Direito e Processo do Trabalho pela ESA/OAB. Professor de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE/Campus Recife, Nível de Mestrado – RSC, onde ocupou a função de Diretor de Administração e Planejamento e também de Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Publica. Conselheiro Diretor do Conselho Regional de Administração de PE(Presidente da Câmara de Gestão Pública) CRA/PE). Promotor para o Trabalho Decente ONU/OIT/CFA. Ex-Presidente do Conselho de Curadores da UFPE. É Perito Judicial e autor dos livros:(1) Planejamento educacional sob visão mercadológica e (2) Empregado doméstico: vitima de um prejuízo social pelo não recolhimento do FGTS. Ex Membro Especialista da Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.

Maria Aglé

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; graduada em Museologia pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO; Mestre em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Coordenadora Acadêmica da área de Direito de Família da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Juíza de Direito Titular da 15ª Vara de Família da Capital do Rio de Janeiro. Pesquisadora Visitante, com bolsa da CAPES em doutorado sanduíche, junto ao Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, Washington DC. Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação da UERJ, UFRJ, UFF e FIOCRUZ. Presidente do Forum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Coordenadora do Mestrado Profissional EMERJ/FICORUZ em Justiça e Saúde. Membro Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Classe de Juiz De Direito.

Maria Goretti

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Medicina Geral e Comunitária pela Associação Hospital de Cotia AHC. Atualmente é Diretora de Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo e Diretora/Corrdenadora Pedagógica/Professora do Instituto Paliar. É Coordenadora do Programa de Residência em Medicina Paliativa do IAMSPE. Membro da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina – CFM e doutorando em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora dos cursos de Pós graduação em Medicina Paliativa e de Cuidados Paliativos do Centro Universitário São Camilo/Instituto Paliar. É sócia fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Marivaldo Rodrigues Rosas

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Federal Rural de Pernambuco, especialização em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Pernambuco.

Paulo H. Condeixa de França

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, vírus das hepatites, marcadores moleculares e genotipagem.

Fernanda Patrícia Soares Novaes

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Médica Pediatra pelo Estado de Pernambuco, Professora voluntária e Co – fundadora da disciplina Comunicação em Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Perita Médica Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mestre em Educação para Ensino nos Cursos de Graduação de Profissionais de Saúde. Pesquisadora em Educação Médica. Membro da Academia Americana de Profissionalismo em Saúde (APHC). Doutoranda em Saúde Integral na linha de pesquisa Educação nas Profissões da Saúde. Fellow FAIMER – 2017. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria,  Perícia Ocupacional, Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação,  Saúde, Relação médico-paciente, Bioética e Profissionalismo em Saúde.

Renato Zambrotti

Possui Bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul. Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (UNISAL). Mestrado em Divindade na área de História do Cristianismo; Mestrado em Educação Religiosa na área de Psicologia Avançada de Educação de Adultos; Mestrado em Educação nas áreas de Aconselhamento e de Psicologia na North Texas State University; Doutorado em Educação na Florida Christian University; Membro titular e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Unigranrio e membro do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da mesma Universidade; Coordenador do curso de graduação em Teologia da Unigranrio;Membro da Sociedade Brasileira de Bioética, da Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro e membro fundador da Rede Brasileira de Professores de Bioética.

Glerger Sabiá

Professor de Ciências Jurídicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Advogado, consultor e parecerista, atuando no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2010), Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2012), Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (FDPDJ, 2013). Membro da Comissão de Relações de Trabalho da EBSERH. Foi Analista de Planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atuou no Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Direito nas Ruas (NAJUP). Autor do livro “A Terceirização na Administração Pública: a problemática jurídico constitucional da gestão pública do trabalho humano”.

Tereza Vieira

Pós-Doutorado em Direito pela Université de Montreal, Canadá; Mestrado e Doutorado pela PUC-SP e Université de Paris (doutorado sanduíche), orientada no Brasil pela jurista Maria Helena Diniz; realizou pesquisas em 14 países; Especialista em Bioética pela faculdade de Medicina da USP; Autora e co-organizadora de 12 obras nas áreas da Bioética e do Direito, Professora do Mestrado em Direito na UNIPAR e em diversas outras universidades como convidada. Advogada em São Paulo.