II Rede Bioética Brasil

Rede Brasileira de Professores de Bioética

O II Rede Bioética Brasil é um evento que acontece para promover um debate acadêmico, filosófico e profissional na área da Bioética, Biodireito e Cuidados Paliativos dentro de um clima de interação entre palestrantes e participantes permeados pela cultura de Pernambuco e proporcionando de forma transdisciplinar maior integração entre as diversas áreas de formação profissional. Esse evento que é o segundo Congresso da Rede Brasileira de Professores de Bioética, passa a ter uma nova dimensão. A Rede Brasileira de Professores de Bioética com sua filosofia de agregar buscou estabelecer parcerias com outras instituições e dessa forma pretende oferecer um evento inédito e de alta qualidade. Tendo como o pilar de Realização o Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito (IPBB), o II Rede Bioética Brasil da Rede Brasileira de Professores de Bioética terá o Instituto Paliar de São Paulo e a Interne Soluções em Saúde como grandes parceiros para esse desafio. Mas para que o evento possa acontecer, novas parcerias estão sendo consolidadas para engrandecer ainda mais o II Rede Bioética Brasil a ser realizado entre os dias 15, 16 e 17 de Novembro de 2017 na Cidade do Recife.

Filosofia da REDE

O sentido de REDE ou metáfora de REDE, parte das diferentes modalidades do aprendizado humano e que é um processo contínuo em uma dinâmica existencial onde todos os sujeitos criam possibilidades, ou seja: TODOS TEM O MESMO VALOR. Portanto é Filosofia da REDE:

  • Aglutinar pessoas que militam na bioética nos seus diversos saberes;
  • Trocar experiências pedagógicas entre colegas;
  • Conhecer professores e ativistas da Bioética do Brasil;
  • Capacitarmos por meio de nossas vivências docentes;
  • Descobrir o que é comum nas diversas experiências;
  • Se solidarizar com colegas menos experientes no sentido de ajudá-lo a desenvolver potencial para as práticas docentes;
  • É LIGAR, APROXIMAR, CRIAR VÍNCULOS.

Não é Filosofia da Rede

  • Descriminar colegas ou experiências pedagógicas;
  • Todos são capazes e competentes de realizar estratégias pedagógicas em Bioética;
  • Impor modelo pronto de ensino da Bioética.

A Rede Brasileira de Professores de Bioética

Somos nós:

  • Educadores
  • Professores
  • Pesquisadores
  • Ativistas
  • Pensadores

Que temos o livre arbítrio de fazer escolhas e defender as causas que achamos justas respeitando os ditames de uma sociedade democrática de direito. Que possamos resgatar princípios que norteiam à Bioética que vem se fragmentando ao longo do tempo: Reconhecer e Respeitar as diferenças e construir uma sociedade mais justa com os diferentes morais.

Palavras do Presidente

A realização de um Congresso implica em muito esforço, coragem, dedicação e parcerias. Ao pensar no II Rede Bioética Brasil é necessário partir do início da Rede Brasileira de Professores de Bioética, que desde a sua origem vem superando as dificuldades inerentes a qualquer nova ideia que surge e consegue aglutinar pessoas e ideais. O II Rede Bioética Brasil será um momento em que possamos confraternizar com os diferentes morais sem discriminar ou segregar, ratificando princípios bioéticos tão importantes para a relação entre os diferentes. Queremos tornar esse momento de grande aprendizado e intercâmbio docente e discente com propostas claras para a melhoria da saúde humana em seus aspectos bio, psico, social, regulatório e espiritual. Queremos e estamos trabalhando intensamente para promover um congresso que fique na história pelo seu elevado nível de temas, palestrantes e trabalhos científicos, sem perder a ideia de que o aprendizado deve ser dinâmico, concreto e lúdico. Vamos trazer Pernambuco por meio de sua cultura como uma expressão de educação e transformação para a percepção de valores fundamentais na relação humana.

Quero convidar a todos para esse momento científico e cultural de grande relevância para a Educação.

Certificados e Recibos